chocolates

VÍDEO: Produções artesanais de Páscoa crescem mesmo em meio ao aumento dos insumos

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Imagens: Marcelo Oliveira (Diário)

Acima de qualquer crença, é inegável que a tradição de trocar ovos de chocolate no período de páscoa é muito forte entre a sociedade. Com o aumento de preços dos ovos industrializados, uma das opções é investir em um ovo de colher, que, na maioria das vezes, compensa por ser uma opção mais barata e é feito de forma artesanal. Com o aumento dos insumos e matérias-primas necessários para a produção dos ovos, boa parte dos microempreendedores fez alterações nos valores do cardápio, para não ficar no prejuízo.

ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS 

Quem está no ramo da confeitaria há algum tempo, precisou dançar conforme a música para manter a qualidade do produto sem perder a clientela. A Black Cat Trufas nasceu em 2015, quando Caroline Cunha, de 25 anos, iniciou a venda de trufas em cursinhos pré-vestibular e também no Senac, onde participava do programa Jovem Aprendiz. Em 2016, ingressou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no curso de Artes Visuais. A partir daí, as vendas começaram a feitas no hall do Restaurante Universitário, durante o período de almoço. Em 2018, Giovani Soares, de 29 anos, entrou para a equipe, com a função de sócio de Carol. A venda no RU foi interrompida em 2020, devido à chegada da pandemia.

Nos últimos sete anos, a Black Cat Trufas foi reinventando os produtos e investido nas mídias sociais para atrair os clientes. No período de Páscoa, o carro-chefe é o ovo de colher. Mesmo com os obstáculos, a Black Cat Trufas totalizou 138 pedidos realizados em 2022, com mais 60 unidades disponíveis a pronta entrega. A Páscoa deste ano marca uma conquista especial, já que a loja física da empresa vai ser inaugurada em 27 de abril. Para Caroline, o saldo deste ano foi positivo.

-Mesmo sem uma grande divulgação do cardápio de Páscoa, conseguimos superar nossas expectativas. Me sinto realizada, estou concretizando muitos sonhos, principalmente com a inauguração da loja física.

O cardápio conta com ovos de 350g e 500g. Também é possível escolher a opção de kits, com de dois ovos de 180g ou três de 180g. O alto valor dos insumos para a confecção dos produtos fez com que o cardápio sofresse reajuste neste ano, totalizando o aumento de 15% no valor. Segundo a equipe, o leite condensado foi o item que mais aumentou de valor.

- Com esse aumento, acabou demorando mais pra vender os ovos em relação aos outros anos, que esgotava fácil. No fim, quando chega perto da Páscoa os pedidos aumentam, então conseguimos dar a volta por cima. Os clientes confiam bastante no nosso trabalho, então acabam investindo nos nossos produtos, apesar dos aumentos.

MAIS EMPREENDEDORES 

Muitos negócios fecharam as portas durante a pandemia, mas a regra não se aplica ao setor de chocolates. De acordo com o Levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a abertura destes pequenos empreendimentos aumentou em 57% em 2021, em comparação aos números de 2019.

Foi o caso de Caroline Padoin, de 22 anos. Estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Franciscana (UFN), o amor que sempre sentiu pela cozinha fez com que ela presenteasse os amigos com artigos culinários, que incentivaram a venda dos produtos. O que começou como uma brincadeira, deu vida à Pado.Ca, criada em junho de 2021. A partir disso, o foco era divulgar os doces em feiras da cidade, como na Vila Belga. Durante o dia, a rotina de Caroline fica consumida pela faculdade, e a parte da noite fica reservada para a produção das encomendas. A mãe, além de incentivar o amor pela produção na cozinha, foi auxiliar no processo de produção dos ovos, que são enviados por tele-entrega.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Esta é a primeira páscoa de Caroline como empreendedora, que recebeu cerca de 50 pedidos para a data. O cardápio foi divulgado no dia 30 de março e conta com as opções de ovos de colher de 160g e 310g, caixa de bombons e latas de brownie. O aumento dos preços impactou a doceria, que decidiu investir em um chocolate de maior qualidade nesta páscoa. O creme de leite foi o produto que mais pesou no bolso da estudante durante a produção deste ano. Com a alteração, foi necessário fazer pesquisa de valores.

- Para contornar esse aumento, fiz alguns reajustes no cardápio logo no início do ano e fiz as compras em mercados atacadistas, com caixas fechadas. Felizmente, todos sabem o alto preço das coisas, então foi uma mudança compreensível - destaca Caroline.

A primeira Páscoa da Pado.Ca também foi especial para Caroline, que recebeu muitos pedidos na última semana do prazo.


*Vitória Parise

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Saiba quais são os cuidados necessários para ter uma voz saudável

Próximo

Pod das Gurias vai estrear neste sábado na CDN e TV Diário

Geral